top of page

Arquitetura e Arte Sacra

Princípios do espaço litúrgico à luz da história da Igreja


Em parceira com as Livrarias Paulus e Paulinas, a Semana Teológica da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília - FATEO se propõe a discutir a teologia em torno do espaço celebrativo e da arte sacra.

Desde o princípio do cristianismo as comunidades de fé se reúnem para celebrar a eucaristia e os outros ritos que configuram a sua vida litúrgica. Em sua evolução histórica, em diversas regiões do mundo, a ritualidade cristã se desenvolveu segundo diferentes culturas e em relação com uma série de fatores de influência.

Ao nosso tempo, após dois mil anos de percurso histórico-litúrgico da arte e da arquitetura, o espaço sagrado muito se transformou. Assim, para reconhecer o lugar próprio da ritualidade na vida das comunidades, é fundamental compreender os princípios que se delineiam ao longo desse desenvolvimento histórico, no contexto das necessidades que emergem na contemporaneidade e à luz dos documentos do Concílio Vaticano II.

Desse modo, o espaço litúrgico aparecerá como lugar eminente para a celebração, a oração, a adoração, o encontro, as relações comunitárias, a transmissão da memória da tradição eclesial e sobretudo, como expressão da identidade da comunidade de fé.

PROGRAMAÇÃO

20/05 - 22/05 - Dois mil anos de espaço litúrgico: das catacumbas às igrejas pós-modernas

Tobias Bonk

23/05 - 24/05 - O movimento litúrgico e o espaço da celebração: o resgate da linguagem simbólico-ritual como forma da experiência religiosa

Prof. Dr. Felipe Koller











PALESTRANTES

Tobias Bonk Machado - Arquiteto Sacro, especialista em Gerenciamento de Obras, em Conservação e Restauração de Monumentos Históricos, Arquitetura Bioclimática e em Espaço Celebrativo Litúrgico e Arte Sacra. Diretor da CREATOS ARQUITETURA SACRA e, entre Catedrais, Santuários, Igrejas Matrizes, Capelas e Igrejas Conventuais, é autor de mais de 250 projetos para a Igreja no Brasil e no Exterior, com trabalhos expostos nos Estados Unidos, Portugal, Espanha, Inglaterra, Polônia, Itália, Filipinas e Paraguai, além do Brasil. É professor de especialização de Arquitetura e Arte Sacra do Espaço Litúrgico e Gestão Eclesial em faculdades católicas do país e do exterior e possui trabalhos educativos em suas redes sociais: instagram @tobiasbonkmachado e canal no youtube “Comunidades Católicas”. Entre seus projetos de destaque estão a Igreja Indígena Yanomâmi realizada em plena Floresta Amazônica com aprovação direta de Sua Santidade o Papa Francisco e a Capela da Aparição de Nossa Senhora Aparecida no complexo do Santuário Nacional em Aparecida – SP. Contato: 41 99633-8200.

 

Felipe Koller - Professor da Faculdade Claretiana de Teologia – Studium Theologicum, em Curitiba. Pós-doutorando em Ciências da Religião pela PUC-Campinas. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professor dos cursos de especialização da Faculdade São Basílio Magno (Fasbam), da Católica de Santa Catarina e do INSECH. Atuou como professor do Bacharelado em Teologia da Faculdade São Braz e do Centro Universitário Internacional (UNINTER). Possui graduação em Filosofia (2013) pela Faculdade Vicentina (FAVI). Pesquisa principalmente os seguintes temas: linguagem simbólica, arte litúrgica e magistério pontifício. É coordenador do Grupo de Leitura Partilhada Tomás Halík (GLPTH/PUCPR) e do Grupo de Estudos Marko Ivan Rupnik (Fasbam). Membro da equipe de reflexão da Comissão de Liturgia da CNBB.

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page