top of page

A atualidade do Direito Natural

Com apoio da Livraria Paulus, a Semana Filosófica da FATEO celebrou o setingentésimo aniversário da canonização do Doutor Angélico com uma semana de cursos sobre a atualidade da Filosofia do Direito Natural.


Vivemos em um tempo em que é cada vez mais difícil compartilhar uma visão de mundo com as demais pessoas. Em geral, cada qual pretende que o seu ponto de vista prevaleça. A consequência está na expressão cada vez mais veemente do subjetivismo, da relativação dos valores, sendo a vontade a diretriz individual que procura prevalecer na sociedade.


Dentro dessa perspectiva, o direito é empregado como um mero instrumento da realização da vontade, desvinculando-se da sua base substancial, isto é, da justiça. Hoje, nesse mundo estilhaçado em que nem mesmo o diálogo é um meio eficiente para alcançar-se a coesão social, resta-nos apenas, para garantir uma paz social mínima, o uso da força pelo aparelho Estatal. O consenso deve ser imposto.


Na Semana Filosófica de 2023, a FATEO buscou discutir perspectivas alternativas, em que não apenas o diálogo democrático sobre os rumos da sociedade fosse possível, mas também o compartilhamento de uma visão comum de mundo e onde o direito – tomado objetivamente –, tem por principal escopo a realização da justiça.


A Semana contou com a ilustre presença dos conferencistas: Rev. Dom Denilson Geraldo, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília; Dr. Luiz Henrique Cascelli, professor do curso de filosofia da FATEO; Dr. Luiz Henrique Barzotto, professor titular da UFGRS e Exmo. Ministro do Supremo Tribunal do Trabalho, Dr. Ives Gandra Martins Filho. Dentro dessa perspectiva, outros tópicos foram abordados como bens básicos, razão prática, cuidado, aliança, instituição e fraternidade.


Confira algumas fotos:



48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page