O Seminário Nossa Senhora de Fátima e a FATEO promoverão uma Semana Filosófica

A literatura amplia o universo pessoal e incita novos modos de concebê-lo e organizá-lo. Com isso, é possível abordá-la pelo método filosófico, como também a partir dela traçar perspectivas filosóficas. Com o tema Literatura: epílogo da vida humana – abordagens filosóficas de literatura contemporânea, nossos conferencistas irão propor reflexões filosóficas a partir do universo literário.

Conferencistas:

Prof. Pe. Cássio Selaimen Dalpiaz  – Licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (UFRS). Graduação em Filosofia e Teologia pelo Seminário Redemptoris Mater. Sua apresentação visa traçar paralelos entre a literatura de Tolkien e a filosofia.

Prof. Dr. Pe. Scott Randall Paine (UnB) – Professor Associado IV da Universidade de Brasília e pesquisador da mesma instituição, com estudos na Universidade de Chicago (1970-71), graduação em Classical Antiquities (Latim e Literatura Latina) pela Universidade de Kansas, EUA (1974), graduações separadas em Filosofia e Teologia, seguidas por mestrado (1982) e doutorado (1988) em Filosofia pela Universidade Pontifícia de Tomás de Aquino em Roma. Livro publicado nos Estados Unidos sobre o pensamento de G.K. Chesterton em 1999, com tradução portuguesa lançada no Brasil em 2008. Sua conferência discute princípios de Filosofia, Teologia e Doutrina Social na obra literária de G.K.Chesterton.

Prof. Dr. Marcos Aurélio Fernandes (UnB) – Possui graduação em Filosofia pela Universidade São Francisco (1991), mestrado em Filosofia – Pontifício Ateneu Antonianum (2000) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum (2003). É professor adjunto da Universidade de Brasília. O professor abordará o pensamento fenomenológico a partir da obra “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

Data: 03 a 06 de Novembro.

Modo: O evento será presencial para os alunos de Filosofia e Teologia da FATEO; e remoto com transmissão ao vivo para demais interessados.

As inscrições e a participação serão gratuitas. A emissão de certificado para os participantes em modo remoto ocorrerá mediante o pagamento de uma taxa de R$20,00.

Inscrições: A partir de 13 de outubro à 01 de novembro, no link abaixo.

Clique aqui para fazer a inscrição

Clique aqui se é um participante externo e deseja receber o certificado