Pós
Graduação

Em parceria com
Família

A FATEO em parceria com o Pontifício Instituto Teológico João Paulo II oferece curso de Pós-graduação lato sensu em família com duas opções de ênfases.

A problematização das Ciências Humanas e Sociais, incluindo a Teologia, acerca da família tem fornecido aos profissionais de várias formações instrumentos para compreender conceitualmente esse objeto, bem como tem possibilitado intervenções estruturadas na realidade concreta da família. Psicólogos, terapeutas de variadas abordagens, psicanalistas, médicos e enfermeiros, cientistas sociais e políticos, filósofos, antropólogos, teólogos, pedagogos, advogados, estudiosos e tecnólogos em demografia, etc., têm lançado mão de metodologias, conceitos e técnicas de intervenção em seus ofícios, quando aprofundam a problemática contemporânea da família.

O relevo do presente Curso de Especialização com duas ênfases em Ciências do Matrimônio e da Família e em Relações Familiares e Contextos Sociais explicita-se na sistematização deste debate entre os saberes implicados, dado que associa o arsenal teórico-metodológico de um conjunto de disciplinas, conjuntas e específicas de cada ênfase, convocadas para compor o quadro teórico/empírico do curso e o quadro de matriz mais teológico/pastoral.

O tema família esteve fora do foco acadêmico-científico durante muitos anos em nosso país. No entanto, nos últimos 20 anos surgiram, no cenário internacional, inúmeros centros de estudos da família. Estudiosos das mais diversas áreas verificaram que tal instituição, mesmo afetada por mudanças socioculturais, éticas e religiosas, reage aos condicionamentos externos e, ao mesmo tempo, adapta-se a eles, encontrando novas formas de organização que, de algum modo, a reconstituem.

Atualmente, a família é considerada um dos maiores recursos de sustentação para a pessoa e para a sociedade, sendo escolhida como parceira da administração pública para a realização de políticas sociais. Além disso, sondagens de opinião revelam que os jovens brasileiros a julgam como um valor essencial. Por isto, está sendo estudada por diversas áreas de conhecimento, visando compreender as razões de sua existência, as formas de sua organização, as mudanças que a influenciam, as tensões e os conflitos que as permeiam, o futuro que se descortina a partir da ação dos seus componentes.

O presente curso de especialização conta com vários professores da Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília-DF (FATEO). O curso conta com a parceria do Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família, sobretudo com a participação de professores ligados ao mesmo. O diploma do futuro especialista em Família será chancelado tanto pela Instituição Superior de Ensino, neste caso a FATEO, como pelo próprio Pontifício Instituto Teológico João Paulo II para as Ciências do Matrimônio e da Família. Trata-se de um curso presencial, com algumas disciplinas ofertadas na modalidade on-line.

Edital de Abertura - PRAZO DE INSCRIÇÃO PRORROGADO (até dia 21/02/2022)

Previsão do cronograma das aulas - (PREVISÃO PARA INICIAR EM 11/03/22)

Ênfases

Ênfase 1 – Ciências do Matrimônio e da família

Ênfase 2 – Contextos sociais e familiares

Inscrições

Investimento: 20 parcelas de R$320,00

Prazo de inscrição: 10/11/21 a 21/02/22

Titulação

Pós Graduação

Inscrições

21 fevereiro 2022

Inicio das aulas

Março 2022

Investimento

R$ 320,00 / mês