O LEGADO DO PONTIFICADO DE BENTO XVI:
10 IDEIAS-CHAVE
O papa alemão marcou a vida da Igreja pela ênfase que deu em seu magistério à necessidade de anunciar a fé cristã com clareza e em diálogo permanente com as exigências da racionalidade pós-moderna a fim de abri-la a horizontes que vão além da pura materialidade técnico-científica.
Por isso, a nossa Semana Teológica (18 a 20 de maio de 2022), conduzida pelo Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção (UNICATÓLICA, Quixadá, Ceará; UNIR, Logroño, Espanha), servirá como uma densa introdução às principais ideias-chave do pontificado do papa alemão, desde a cristologia e a eclesiologia até a relação entre fé e razão, fé e política, tradição e reforma, Eucaristia e Palavra e, enfim, entre fé, esperança e caridade.
O objetivo final do nosso evento é chegar à compreensão daquilo que Bento XVI quis legar à Igreja como sendo o essencial para que o seu anúncio ao mundo de hoje seja caracterizado por um testemunho pleno de razoabilidade e credibilidade.
RUDY ALBINO
O Prof. Dr. Rudy Albino de Assunção, catarinense, 38 anos, leigo casado e pai de 4 filhos. Bacharel em Filosofia (UNIFEBE, 2005), Mestre e Doutor em Sociologia Política (UFSC, 2010, 2016), com Doutorado Sandwich na Universidade de Navarra, Espanha (2014). Fez seu estágio de Pós-Doutorado em Teologia na PUC-RJ (2020). É autor, organizador e tradutor de diversas obras de e sobre Bento XVI. Professor e coordenador dos cursos de Filosofia e de Teologia da UNICATÓLICA de Quixadá (Ceará) e do Máster sobre Joseph Ratzinger da Universidade Internacional de La Rioja (Espanha). Administra o apostolado virtual (Site, Youtube e Instagram) Escola Ratzinger.
programação
14h30 às 18h
DIA 18/05
No início do ser cristão está o encontro com Jesus Cristo
DIA 19/05
A identidade católica
DIA 20/05
Os pilares do pontificado de Bento XVI